Assim como os carros estão cada vez mais modernos e tecnológicos, o comportamento dos consumidores também mudou. Para se destacar, é necessário investir em marketing.
Não é novidade que o marketing é importante para as vendas, mas cada tipo de negócio tem suas particularidades e exige algumas estratégias específicas: vender roupas é muito diferente do que vender carros, por exemplo.
O mercado automotivo é muito competitivo, então as concessionárias precisam estar à frente da concorrência, tanto nos diferenciais dos produtos quanto em estratégias de marketing.
Preparamos esse blog com algumas dicas para você aplicar em sua concessionária, confira:
1. Presença Online
Acreditamos que essa primeira estratégia você já estava desconfiado. Uma das maiores mudanças no comportamento dos consumidores foi o acesso à internet.
No Brasil, 134 milhões de pessoas acessam a internet, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2019, realizada pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br).
Mas então devo vender carros pela internet? Não é exatamente isso. Pense que um possível consumidor passa horas do seu dia na internet, então antes de comprar um carro ele pesquisar muito online. Por isso você precisa estar no mesmo espaço que ele.
Ele pesquisa no google? Então você precisa estar lá!
Ele quer saber se o seu produto tem a característica X? Então ele precisa encontrar essa informação na internet!
Ele quer ver fotos, vídeos e detalhes do carro? Então ele precisa encontrar!
2. Redes sociais
66% dos brasileiros estão presentes nas redes sociais e gastam, em média, 3h 31 minutos rolando feeds e compartilhando posts, segundo a pesquisa Global Digital Overview 2020, do site We Are Social.
Imagine que o seu possível consumidor quer comprar um carro, ou seja, ele já fez diversas pesquisas sobre o assunto. Acontece que as plataformas que ele acessa sabem disso e você também pode saber quem é essa pessoa.
Com as redes sociais, você pode manter contato com quem tem interesse no seu produto através dos anúncios pagos.
Parece muito bom, não é mesmo? Esse é o potencial das redes sociais para a sua empresa.
Por lá você consegue compartilhar fotos, vídeos, detalhes, promoções e ações para captar a atenção desse possível consumidor.
Se você ainda não investe em mídia paga nas redes sociais, você está perdendo oportunidades. Mas o que são as mídias pagas? Neste Blog explicamos melhor!
3. Local e Regional
Se a internet permite manter contato com pessoas do outro lado do mundo, posso alcançar pessoas e vender meu produto para todo o Brasil! Certo? Errado!
Uma forte característica do mercado automotivo é a regionalidade. Como mencionamos antes, as pessoas PESQUISAM pela internet, mas costumam fechar a compra presencialmente.
Mas então estarei perdendo oportunidades? Não! Ao focar em uma região, você consegue levar em consideração as especificações daquele local e traçar objetivos mais específicos. Para exemplificar: imagine uma região onde a maioria das pessoas trabalham no meio rural, o que elas procuram em um veículo é bem diferente de onde o setor industrial é mais forte.
As concessionárias que trabalham com veículos novos têm mais limitações geográficas para respeitar as outras concessionárias. Mas quem trabalha com seminovos pode anunciar para o Brasil inteiro.
Já as montadoras têm interesse em vender para todo o país e acabam investindo em vários tipos de mídia em nível nacional.
4. Alinhar vendas e marketing
Imagine que você conseguiu criar estratégias de marketing incríveis e está investindo nessa área. Mas se internamente você não alinhar o setor de marketing e vendas, você estará perdendo oportunidades. Falamos isso com propriedade, já vimos muitos leads em potencial que estavam em uma fase de compra, mas ninguém soube como abordá-los.
Quando os dois setores trabalham juntos, é possível otimizar processos e fazer a abordagem certa nos possíveis compradores.
Conclusão
O setor automotivo tem muitas particularidades e concorrência, por isso é tão importante investir em marketing.
Já trabalhamos com diversas concessionárias e nesse post reunimos as principais dicas, mas existem muitas estratégias para aplicar. E se você quer saber como se destacar no ambiente online, explorar as possibilidades de vendas na internet e criar estratégias bem sucedidas? Preparamos um e-book para te ajudar, baixe grátis!