5 APPS PARA TE AJUDAR A ORGANIZAR AS IDEIAS!

Não aguenta mais encarar a página em branco? Confira 5 apps para te ajudar a organizar as ideias!

Todo mundo que já precisou escrever criativamente em algum momento da vida já passou por isso: a página em branco. Você abre o documento de texto e olha para o cursor piscando irritantemente, como se implorasse pra sair do lugar.

Você encara a tela, olha em volta procurando algo para se agarrar. Pega o celular, abre as redes sociais em busca de ideias e acaba se dispersando. Depois de um minuto, tenta retomar o foco e olha para a tela novamente: o cursor pisca, nenhuma palavra.

Você até tenta forçar a cabeça, digitando qualquer coisa aleatoriamente. Logo surge outra ideia que parece mais sedutora, e você afunda o dedo no backspace. Quando começa a reescrever a frase, a ideia não parece tão legal assim. Seleciona tudo, apaga. E o cursor pisca, imóvel.

Seja escrita criativa profissional ou não, uma coisa é certa: o bloqueio vem. Para a sorte da nossa geração, hoje existem várias ferramentas para estimular a criatividade, desde jogos (eletrônicos ou não), livros e os famigerados aplicativos. Esses últimos existem de várias formas: alguns mais lúdicos, que funcionam como joguinhos, e outros mais sérios, que forçam o foco bloqueando redes sociais por um determinado tempo, por exemplo.

Existem também aqueles que ajudam com ideias, seja fornecendo condições para que elas surjam, seja organizando-as para colocar no papel – na tela, no caso. Pega essa dica de 5 apps para te ajudar a sair da página em branco e dar um boost na sua criatividade!

 

1 – Idea Manager

Esse é um app indicado para ter ideias do zero. A premissa dele é estimular a criatividade e a geração de ideias por meio de associações, algumas vezes até absurdas.

O Idea Manager possui quatro funções, que são:

  1. Wordstorming:com essa função é possível desenvolver um problema ou situação por meio de associações livres. Inicialmente, você inclui um problema, e o app lança palavras aleatórias em quatro categorias: gadgets, verbo, itens gerais e adjetivo. Cada vez que uma palavra aleatória aparece você deve tentar relacionar com o seu problema de alguma forma.
  2. Curiosity:essa função estimula você a olhar em volta e identificar algum problema ou situação fora do comum, e anotar possíveis causas ou soluções para o problema.
  3. Alien Hybrids:O app cria itens híbridos com substantivos aleatórios, como “uma pá que também é uma cadeira” ou “um forno de microondas que também é um computador”. A partir dessas aleatoriedades é possível ter diversas ideias.
  4. Pic-A-Boo: Essa função simplesmente coloca uma imagem aleatória na tela e estimula você a escrever associações ou ideias sobre a imagem. Caso as ideias acabem, você troca a imagem, e continua.

É um aplicativo bem fácil de usar, porém em inglês. Se você tem facilidade com essa língua, vale a pena o teste.
2 – Solo Brainstorming

Esse é um daqueles aplicativos que cria uma nuvem de palavras, para que as ideias surjam a partir dela. Você pode selecionar o tempo que quer utilizar no brainstorming entre quatro opções: Rápido (10 minutos), Longo (20 minutos), Pessoal (tempo personalizado até 120 minutos) ou Ilimitado. É possível deixar o temporizador visível para acompanhar o andamento.

É um aplicativo que estimula o foco: além de instruções para relaxamento antes do início do brainstorm, ele também possui um layout bem agradável. O brainstorm começa com um problema ou situação, e após isso você inclui palavras associadas a esse problema.

Depois, o app coloca as associações em uma nuvem de palavras. A partir daí basta tocar na tela e anotar o máximo de ideias que conseguir ter a partir dessa nuvem. É um aplicativo simples de utilizar que pode gerar várias ideias boas. E é em português.
3 – Idea Growr

A premissa do Idea Growr é estimular o desenvolvimento de ideias cruas por meio de perguntas. Basta colocar a ideia no app e abrir as perguntas, que se dividem em várias categorias: Aplicativo, Negócios, Realização, Pessoal, Sociedade e Startup. Há também a categoria Suas Próprias Perguntas e a categoria Tolice, que faz perguntas inusitadas sobre a ideia em questão.

Cada categoria possui várias perguntas sobre o tema, com exemplos de respostas. É possível também desativar as categorias de perguntas uma por uma,  para responder apenas aquelas mais relevantes para a ideia inicial. Acima das perguntas há o bloco para anotações. É possível também salvar e favoritar as ideias.

Também é um aplicativo simples de utilizar, e pode ser muito útil se bem explorado. Ele possui uma versão em português, e embora em alguns momentos as frases tenham sido traduzidas ao pé da letra, ainda assim o entendimento é fácil.
4 – Mindly

Meritíssimo, eu tenho uma confissão a fazer: esse foi o app que usei pra escrever esse texto que você está lendo.

Bastante simples e intuitivo, ele ajuda a organizar a ideia criando associações em balões que ficam gravitando em torno do ponto central. Quando você toca em um desses balões, ele se desdobra para que se criem associações em torno desse ponto, e assim sucessivamente. Cada balão pode conter uma anotação, que só aparece quando ele é aberto.

É um aplicativo excelente para organizar ideias que já estão um pouco mais maduras. Além de ter um layout e cores agradáveis, ele ainda oferece opções de cor e emojis para os balões. Isso permite criar vários indicadores, como prós e contras, por exemplo.

O aplicativo é em português, mas isso interfere pouco, já que você tem contato praticamente só com o que você mesmo escreve. As ideias ficam salvas em um formato que permite um acesso rápido ao raciocínio por trás de cada uma.
5 – XMind

Um pouco mais complexo que os anteriores, é um aplicativo para a criação de mapas mentais, para uma visualização completa da ideia e das associações. Basta colocar uma ideia principal no centro do mapa e logo depois colocar os subtópicos.

O XMind permite que se criem diversas caixas de texto, com setas, ligações, listas de subtópicos e itens flutuantes. Os comandos são relativamente intuitivos e em ícones, o que é uma vantagem, considerando que o aplicativo é em inglês.

O app ainda possui uma caixa de comandos rápidos, que permitem mudar a cor, destacar ou riscar o tópico selecionado. Ele ainda possui salvamento em nuvem, que pode ser acessado pelo PC.

 

Agora é mão na massa – ou melhor, no celular!

Existem muitos outros aplicativos relacionados à criatividade, que também podem ter bons resultados. Cada um tem uma forma diferente de encarar o bloqueio, e vai de cada pessoa se adaptar ao formato. O que não pode é deixar o bloqueio te derrubar!

Gostou das nossas dicas? Compartilhe para ajudar mais pessoas a desbloquear suas ideias!

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

veja também: