Estar presente em todas as redes sociais é fácil, basta apenas criar uma conta. Mas para que sua estratégia vá além e funcione é preciso marcar presença e fazer com que as pessoas não esqueçam que você está ali.
Atualmente na internet existem 5,3 bilhões de pessoas, segundo relatório da agência da ONU e inúmeras delas estão presentes nas redes. Já pensou que a cada dia surge uma nova plataforma, com um jeito diferente de escrever, comentar, posta… e por aí vai. Uma rede social acaba, mas várias outras surgem no seu lugar.
Mas com tantas redes como marcar presença e escrever de acordo com cada uma delas? Nós vamos te ensinar! Mas antes é necessário entender o real motivo da importância de estar em várias redes sociais diferentes.
O primeiro passo: foco na estratégia
Estar presente em uma rede social facilita a comunicação com o seu cliente e ainda a torna mais eficiente. Muitas empresas humanizam a sua comunicação, ou seja, possuem um posicionamento mais acessível, empático e descomplicado, mostrando que quem está do outro lado também é um humano.
Além das informações divulgadas, é importante conquistar o seu público e torná-lo fiel. Para isso, é necessário desenvolver uma estratégia com conteúdos que agregam à vida do cliente.
Juntamente com a estratégia, conhecer a sua audiência é essencial. Assim, você pode criar conteúdos que a impactam.
Cada rede social tem a sua característica
Evite postar exatamente o mesmo conteúdo em todas as suas redes sociais! Isso porque um conteúdo que vai para o Facebook, não funciona do mesmo jeito que se publicado no LinkedIn ou Twitter.
Cada uma das redes sociais tem uma característica, por isso, é necessário conhecê-las para que sua estratégia sempre funcione. Dessa maneira, você pode adaptar o seu conteúdo e escrita da melhor maneira possível.
Entenda mais sobre as redes sociais:
Essa é a rede mais popular, sendo que ela soma 2,9 bilhões de usuários ativos por mês. É um ótimo canal para promover conteúdos externos, como blogs ou vídeos. Mas não publique apenas links, é importante criar uma descrição que seja capaz de gerar interesse ao leitor.
Textos curtos são os que mais funcionam, aposte nas copys e no uso de imagens
Essa rede social é perfeita para quem faz copys de maneira certeira, como os títulos. As mensagens precisam ser curtas e objetivas, com no máximo 280 caracteres, por isso, use a curiosidade a seu favor, uma pitada de humor vai bem – se a sua persona permitir. Além disso, não esqueça das hashtags.
Essa rede social é totalmente focada no profissional e perfeita para negócios B2B. Escreva artigos, se aprofunde em assuntos do interesse da sua persona, assim, você ganha relevância e confiança da sua audiência.
Cada dia o Instagram inova em alguma função, mas seu foco sempre foi em conteúdos visuais, seja vídeo ou imagem. É a rede social ideal para juntar copy mais imagem e fazer funcionar toda sua estratégia. Não se esqueça de incluir hashtags relevantes.
Agora você já sabe como cada rede social funciona e qual é o melhor conteúdo para abordar em cada uma delas. Lembre-se sempre: todas as redes sociais têm públicos e maneiras de se comunicar diferentes!
Não sabe por onde começar? Entre em contato com a gente! Podemos te ajudar a formular e implementar uma estratégia.