O marketing de conteúdo é uma das estratégias que você pode usar para atrair e conquistar clientes. Ou seja, é ideal para constituir um bom relacionamento e consequentemente motivar novas conversões.
Essa estratégia fará com que você atraia a atenção de vários usuários, podendo transformá-los em leads, quer dizer, possíveis consumidores da sua marca. Além de incentivar bons leads a finalizarem a sua compra.
Você sabe colocá-la em prática? Nós vamos te ajudar!
Primeiramente, o que é o funil de vendas?
O funil de vendas serve para que você consiga visualizar a trajetória de uma pessoa. Ela começa como interessada, se torna um comprador, até chegar a se tornar um defensor da sua marca.
Ele é representado por um funil porque sempre será atraída uma quantidade maior de pessoas do que convertida.
Por isso que, ao montar uma estratégia de marketing de conteúdo, é necessário ter em mente que seu possível cliente pensa de maneira diferente e você está falando com alguém que está começando a ter contato com a sua marca, mas também com algumas pessoas que já consomem de você. Portanto, é imprescindível moldar a sua produção de conteúdo para cada uma dessas partes do funil.
Para isso, você também precisa saber quais informações e conteúdos performam melhor com cada tipo de cliente em potencial.
Como funcionam as etapas do funil
Topo de funil – a conquista
Essa é a parte mais larga, pois, como dissemos anteriormente, a atração é maior do que a conversão. Aqui é onde o seu conteúdo precisa atrair, sendo o primeiro contato de uma pessoa com a sua marca.
Aqui entra um ponto muito importante, grande parte da descoberta do usuário se dá através de ferramentas de pesquisa e publicações nas suas redes sociais.
O que você precisa entender para começar a desenvolver esse conteúdo é que: o usuário não está a procura de algo específico que resolva seu problema, isso porque ele mal sabe que tem um problema,
Esse é o seu papel! Mostrar que o usuário possui um problema e dar nome a ele, então você pode oferecer a solução, que é o seu produto.
Como fazer isso?
- Blogposts
- Webinars
- Vídeos
Meio de funil – Desejo
Ao chegar ao meio do funil, o usuário já sabe que tem um problema e procura por uma solução para ele. É nesta etapa que ele se transforma em um lead e está a apenas um passo de finalizar uma compra.
Este é um cliente que provavelmente não terá problemas em informar seus dados para a empresa em troca de um conteúdo que atenda às suas necessidades.
Como fazer isso?
- Blogposts
- E-books
- Podcasts
- Apresentações de slide
- Infográficos
Fundo de funil – Avaliação e compra
Aqui seu cliente está prestes a comprar da sua empresa. Ele já pesquisou, se informou e avaliou que o seu produto soluciona da melhor maneira o seu problema. O que você precisa para confirmar isso é desenvolver conteúdos que o convençam que essa ideia está certa.
Como fazer isso?
- Cases de clientes
- Ferramentas avançadas
- Depoimentos
- Reviews de produtos
Você também pode oferecer ofertas especiais, fazer vídeos explicativos e tutoriais avançados sobre o seu produtos, além de ter à disposição do seu cliente um suporte especializado.
O funil de vendas é essencial para ajudar a entender o seu consumidor e desenvolver estratégias de conteúdo para entregar aquilo que atenda às necessidades do seu cliente.