O funil de vendas é um grande aliado do seu negócio para auxiliar na proximidade do seu público, moldando a sua jornada a fim de convertê-los em leads e consequentemente fechar mais negócios.
Ele é dividido em etapas e todos os seus clientes precisam passar por elas, sendo desde o primeiro contato até a compra efetivamente. Para tomar a decisão final, que é comprar seu produto, é necessário percorrer todo esse caminho.
Para fazer isso com maestria, é importante se mostrar presente em todas as etapas, entregando conteúdos de qualidade e de interesse qualificando ainda mais a sua abordagem de vendas.
O funil de vendas serve exatamente para guiar o cliente pela sua jornada e finalizar a sua compra. Se você tem o controle de todas as etapas, fica mais fácil gerenciar o fluxo comercial e consequentemente você consegue ter mais oportunidades.
Fazendo isso é possível saber como resolver as dores desse cliente e oferecer aquilo que ele mais precisa em determinado momento, avançando para fechar um negócio. Acompanhe o post para entender!
O que é o funil de vendas?
É uma representação da jornada de um cliente, que vai desde o primeiro contato com a marca até a finalização da compra. O funil funciona da seguinte forma: no topo o número de pessoas interessadas é grande e vai ficando menor à medida que as etapas vão avançando. Neste caminho os que apenas se interessavam agora visitam sua página, depois se tornam leads, que se transformam em compradores e clientes.
Vamos mais a fundo em cada etapa:
Topo
Nesta etapa alguém acabou de descobrir que tem um problema que precisa ser resolvido. É exatamente aqui que você precisa estar em ação para fazer o público entender que quem pode resolver esse problema é você, mas como?
Você deve oferecer conteúdos relevantes e de qualidade para alguém que está buscando informações e solução para seu problema.
Meio
Aqui o seu visitante já achou o seu produto interessante e se transformou em um potencial cliente. Ele sabe que precisa de algo e está procurando pela melhor solução para isso, mas não tem tanta certeza de qual deve ser a sua escolha.
Por isso, você precisa nutrir esse potencial cliente com conteúdos que sejam ricos em informação, para que ele dê o próximo passo.
Fundo
O fundo de funil é a última etapa e é nela que os leds já são qualificados e só precisam de um empurrãozinho para virar oportunidade de venda. Essa é a hora da equipe de vendas entrar em ação, se eles conseguem converter, parabéns temos um novo cliente e o funil se fecha.
Monte um funil poderoso
O funil de vendas trata-se de educar seus clientes, mas também o seu próprio negócio quando falamos de processos comerciais. Ele possibilita uma maior segurança na hora de abordar as pessoas, já que elas já têm interesse no seu produto.
Entenda como montar um funil que te ajude a vender mais e melhor.
Estruture a jornada de compra do seus clientes
A primeira coisa a se fazer é entender o que as pessoas fazem até comprar um produto. Você pode identificar os pontos de contato que elas têm, se foi uma indicação ou foi pelas suas redes sociais ou site…
Depois disso, o que elas fazem? O que buscam?
Você precisa ter claro o caminho que a sua maioria de clientes faz até comprar algo de você.
Determine quais serão as etapas do funil
O clássico do funil é topo, meio e fundo, mas cada empresa pode determinar outras divisões, já que cada empresa e segmento tem suas especificidades e processos de vendas diferentes.
Otimize o funil
O funil de vendas não serviria de nada se não existir uma ação esperada dos clientes, cada resposta esperada resulta em uma medida tomada, cada caso é um caso.
Por isso, é válido mapear as maiores objeções das pessoas com o seu produto, nas diferentes etapas do funil, assim seu time consegue antecipar os argumentos.