No episódio 09 do PodCast Bons de Briga, o convidado foi João Pellissari, CEO da PLSS Soluções – empresa focada em tecnologia para descomplicar a TI. O tema, que parece muito simples, na verdade ainda é um desafio para muita gente: gestão de pessoas.
Com as mudanças após a pandemia, há muitas possibilidades para explorar o tema.
A empresa PLSS conta atualmente com mais de 70 colaboradores. João, que é o diretor e fundador da empresa, conta-nos um pouco sobre a sua experiência.
O crescimento da empresa de forma estruturada se deu de forma bastante cautelosa. João considera que teve a “sorte” de contratar as pessoas certas. Segundo o analista, o perfil correto para sua empresa é um primeiro passo fundamental.
Quando se tem colaboradores que “vestem a camisa”, o comportamento do indivíduo quase não requer a gestão das lideranças. O foco na gestão de pessoas acaba sendo a formação técnica.
A grande sacada, para João, é a construção a longo prazo da perspectiva de um “time” dentro da empresa, pois a cultura é fundamental para se crescer de forma saudável.
Será que não mudamos para uma Era em que tudo é efêmero, em que se questiona se vale a pena se esforçar pelo time? Será que não vale mais a pena pensar apenas em valores individuais? Questionou Guilherme Dias.
Para João, as pessoas boas existem. Mas é preciso paciência. “Escolher a dedo” foi um instrumento crucial para contratação de pessoas.
Quando se dá ao colaborador experiências mais gratificantes que o desafiam, você mantém por mais tempo a pessoa dentro de uma empresa. A rotina, segundo Pelissari, é algo que não empolga ninguém, que distancia a pessoa do trabalho que ela executa.
A retenção de talentos é algo que depende muito da expectativa que se tem quando se inicia um trabalho. A transparência, as regras são fundamentais para as gerações (especialmente os 30+).
Um dos pontos altos do episódio diz respeito aos desafios que as gerações de pessoas que já ingressaram no mercado de trabalho, como a crise advinda da pandemia de Covid-19.
Para João, as necessidades básicas de uma pirâmide são fundamentais para que uma geração explore novas possibilidades.
Atualmente, o acesso está muito mais facilitado, o que gera muitas vezes até uma certa ansiedade. Jovens em sua maioria não estão dispostos a aguardar as políticas de uma empresa mudarem ao seu favor. Mais vale, como aponta João, buscar outras empresas que correspondam às suas expectativas.
O home office também foi um desafio geracional muito importante. Muitos colaboradores que eram bons ficaram ainda melhores. Já os medianos e ruins, na maior parte das vezes, ficaram piores.
A questão da rotina na modalidade trabalho remoto ainda é algo que ainda gera muitas discussões sobre a importância de se ter mais contato com pessoas. Nesse sentido, é importante saber gerenciar o tempo de trabalho de um colaborador. Saber o tempo para produção da sua equipe é fundamental para gerenciar pessoas.
Como reter talentos?
João destaca que o “sonho” dele é instaurar um projeto de meritocracia dentro da sua empresa. O conceito de dividir é essencial também para se implementar. A empresa precisa estar preparada para um projeto meritocrático que consiga dar conta do programa. A divisão de benefícios precisa ser bem clara, objetiva e estruturada.
Outro ponto importante também é valorizar os funcionários. O ideal é contar com um projeto de remuneração que leve em consideração o tempo de serviço, os destaques individuais e que seja padronizado de acordo com uma metodologia transparente e feita para toda a empresa.
Como contratar pessoas?
A contratação, segundo João, é um processo bastante criterioso.
Na PLSS, o processo acontece internamente. A primeira entrevista para contratar é com a especialista em gestão de pessoas, que vai averiguar quais os traços e comportamentos presentes na pessoa que se candidata a vaga e que se encaixam com a cultura da empresa e com o cargo.
A segunda etapa é técnica, em que o gestor da área vai avaliar o conhecimento previamente do candidato.
A terceira e última fase é com o próprio diretor, o João, que faz questão de conversar com quem entrará em sua empresa, procura o “olho no olho” e saber mais sobre as intenções e motivações das pessoas.
Por fim, todo o processo importa. Melhorias advindas da empresa, compreender o papel que os colaboradores exercem na empresa, valorize todo conjunto da empresa. Todos os detalhes na hora de gerir pessoas são fundamentais.