É muito comum que as pessoas confundam as funções e funcionalidades de um site e uma landing page. Existem muitas diferenças entre elas, desde seu objetivo até a sua estrutura. Podemos dizer que a landing page é uma única página com único objetivo de converter visitantes em leads.
Já um site possui diversas páginas, que podem falar sobre a sua empresa, produtos, contatos. Mas para que você entenda claramente as diferenças na sua cabeça, vamos destrinchar tudinho!
Site: O que é?
Um site tem como objetivo ser uma plataforma completa, com diversas informações para apresentar a sua empresa a quem acessa o endereço. Possuir um site ajuda muito quando você pretende aparecer com a sua empresa nas páginas iniciais do Google.
É importante se atentar para construir um site que seja responsivo. Isso porque o celular é o dispositivo de maior acesso à internet para grande parte dos brasileiros desde 2015, como aponta a pesquisa TIC Domicílios 2021, que foi realizada pelo Comitê Gestor na Internet no Brasil.
Quando pensamos na estrutura do site, é importante conter menus clicáveis com as seguintes informações:
– Produtos ou serviços;
– Contatos da empresa;
– Depoimentos de clientes ou marcas parceiras da sua empresa;
– Cases de sucesso;
– Blogposts.
Landing page: o que é?
Diferente do site, a Landing Page é uma página estática e que tem como objetivo a conversão de um visitante em leads.
O que é lead?
Um adendo breve para você entender, o leads é uma oportunidade de venda ou negócio, que te fornece suas informações de contato, geralmente, nome, e-mail e telefone, em troca de algo que a empresa oferece como: um e-book, uma newsletter, um evento.
É um contato que possui interesse no seu segmento e que muito provavelmente goste de receber mais contatos da sua empresa em um momento adequado.
A landing page oferece algo de valor para o usuário com o objetivo de se inscrever no formulário e fornecer seus dados para se tornar um lead. Sua estrutura basicamente é formada por:
- Oferta no título;
- Um formulário de cadastro, com os campos que você achar necessário;
- Uma chamada para ação (CTA).
Também é possível deixar a LP mais completinha e apresentar algumas vantagens que o usuário terá caso faça a ação que você deseja.
As diferenças entre site e landing page
Uma das maiores diferenças é que a landing page não possui menus e várias opções de abas para o usuário interagir. Como dissemos anteriormente, ela é uma página estática, por isso, não possui páginas extras.
Apesar de serem ferramentas diferentes, elas são totalmente complementares e auxiliam em estratégias de marketing.
Agora que você sabe quais são as diferenças entre site e landing page e também entendeu que as duas são essenciais e complementares dentro de uma estratégia de marketing. Chame a nossa equipe se precisar de uma ajudinha para se destacar com o Marketing Digital, fale com nosso time de especialistas para um diagnóstico da sua presença online!