Caso você ainda não conheça, o copywriting é uma estratégia utilizada na produção de textos que tem como objetivo convencer o consumidor a realizar alguma ação. Essa técnica pode agregar muito na sua empresa, podendo aumentar o número de conversões.
O principal objetivo de uma copy é convencer e conquistar a atenção de um visitante e de quebra fazer com que ele siga o que você está dizendo. O profissional que desenvolve a copy educa e prepara a persona sobre algo para que ela tenha a certeza de que o seu produto é a melhor solução para aquilo que ela precisa. Isso é feito através de materiais ricos e de qualidade.
Gatilhos mentais: o diferencial para a sua estratégia de marketing
Para trazer um “quê” a mais para a sua estratégia você pode investir em conteúdos que são potenciais para gerar ainda mais leads para a sua empresa, trazendo mais clientes e consequentemente, mais vendas.
Quando a copy é complementada com os famosos gatilhos mentais ela pode se tornar ainda mais eficiente e atrair ainda mais potenciais clientes. Mas claro que é necessário aplicá-las da melhor maneira, assim ela pode te oferecer resultados bastante interessantes e muitas vezes aumentar o número de conversões.
O que é um gatilho mental?
O gatilho mental é um estímulo que faz com que o cérebro realize e tome alguma decisão. Durante o dia o nosso cérebro toma diversas decisões, o que pode acabar sobrecarregando ele, é aqui que entram os gatilhos mentais. Eles podem servir para aliviar o trabalho do nosso cérebro, para guiar uma tomada de decisão, por isso que essa é uma estratégia tão poderosa.
Por que eles são tão importantes?
Eles têm o poder de influenciar, provocar sensações e convencer de que o seu serviço ou produto tem a melhor solução para aquilo que o leitor procura. Sua importância está exatamente nesta questão: persuadir o leitor e levá-lo a tomar uma decisão.
Os principais gatilhos mentais
- Escassez
Normalmente as pessoas dão mais atenção para coisas que estão acabando, ou seja, que são escassas. Quanto mais difícil de ter, mais raro fica e consequentemente mais valioso se torna.
Esse gatilho causa a sensação de que você deve adquirir algo antes que seja tarde demais e isso acabe. Além disso, causa medo de perder a oportunidade. Para criar um gatilho de escassez você pode:
- Criar um curso com vagas limitadas;
- Poucas unidades de produto disponível em estoque;
- Bônus para as primeiras x pessoas que se cadastrarem;
- Conteúdo exclusivo.
- Urgência
É um gatilho muito parecido com a escassez, mas tem suas diferenças. Ele é capaz de fazer com que as pessoas ajam da forma mais rápida possível, para não ficar sem o produto depois que acabar. Para criar um gatilho de urgência você pode utilizar:
- Sua última chance;
- Somente hoje;
- Agora.
- Antecipação
Esse gatilho mexe especialmente com a expectativa das pessoas. Para fazer com que ele funcione é necessário planejar e preparar o seu cliente para receber um novo produto ou serviço, mostrando seus benefícios, funcionalidades e valor.
Quando isso é bem executado, as pessoas vão se sentir atraídas por aquilo e vão querer comprar mesmo que não seja imediatamente. Para colocá-lo em prática você pode soltar as informações aos poucos e despertar a curiosidade do público. Para criar um gatilho de antecipação você pode utilizar:
- Influencers;
- Webinários;
- Publicações contando a história por trás do produto.
- Histórias
Histórias conectam as pessoas, difundem conhecimento e ainda oferecem relatos importantes. Por todos esses motivos, é muito comum utilizá-las como uma estratégia de marketing que tem como objetivo atrair mais atenção para o produto.
Por meio dessa história é possível se relacionar e estreitar laços com o seu público, uma vez que ela é capaz de mexer com emoções e ainda pode criar uma expectativa diferenciada.
Mas não basta apenas contar uma história, é necessário envolver as pessoas por meio de uma boa narrativa e permitir que elas criem uma versão de cada fato.
- Prova social
O gatilho de prova social te ajuda principalmente a aumentar a sua autoridade no mercado, principalmente quando você trás pessoas avaliando positivamente o seu produto. Mas claro, nem pensar em negligenciar isso!
Você pode:
- Utilizar a quantidade de pessoas que utilizam o seu produto;
- Depoimentos.
- Novidade
O mundo ama coisas novas! O gatilho da novidade trabalha o prazer de algo que está em alta. Para colocá-lo em prática é importante realizar atualizações , mas fique atento porque esse upgrade deve ser algo que desperte o interesse do seu público.
- Reciprocidade
Esse gatilho é tudo de bom, porque você recompensa alguém por algo. Aqui é legal você oferecer conteúdos gratuitos, assim, você pode estreitar sua relação e fazer com que a pessoa se torne seu cliente. Você pode:
- Oferecer brindes ou amostras
A estratégia de utilizar gatilhos é uma ótima oportunidade para impulsionar as suas vendas. Quer utilizar da maneira correta? Conte com quem sabe!