Toda empresa sonha em ter uma base de clientes assíduos e fiéis, aqueles que pensam primeiramente na sua marca quando precisam do produto que você vende em vez de pensar no seu concorrente.
Mas esse não é um processo tão simples assim, para ter esse resultado é necessário investir em relacionamento e conexão. Tudo isso através do marketing de fidelização!
Para te ajudar a entender como é possível transformar clientes em fãs da sua marca, criamos esse artigo que vai mostrar como ele funciona e como você pode aplicar o marketing de fidelização na sua empresa.
Marketing de fidelização: qual sua definição?
Essa estratégia tem como objetivo transformar clientes eventuais em consumidores que estão sempre consumindo e comprando de você. Para ter esse resultado é necessário fortalecer o relacionado com a sua base de clientes e montar uma ação para que eles continuem consumindo a sua marca.
Aumentar em 5% a fidelidade de um cliente pode assegurar um crescimento no lucro médio do consumidor de 25% a 100%, segundo a Invesp.
Mas isso não acontece de um dia para outro, é necessário uma série de ações que resultam no estreitamento da relação entre cliente e empresa.
Qual benefício investir nessa estratégia trás?
De acordo com uma pesquisa da Gartner Group, cerca de 80% da receita de uma empresa vem de 20% de clientes fidelizados. Ou seja, os seus lucros vêm de clientes recorrentes da sua marca.
Mas isso só é possível quando a empresa foca em reter clientes e desenvolve estratégias para fidelizá-los.
Além disso, a redução de custo também é uma vantagem real. Uma vez que, segundo Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa 5 a 7 vezes mais do que manter um que já consome a sua marca.
Ou seja, reter um cliente não tem custos e por isso se torna lucrativa, sem contar que é muito mais fácil que alguém que já comprou com você compre novamente, do que fazer alguém que não te conhece fechar negócio,
Aprenda a aplicar na prática o marketing de fidelização
Personalize a sua comunicação
Pode parecer pouco, mas faz toda a diferença! Quando você faz uma comunicação mais humana e personalizada, você consegue fazer seu cliente se sentir especial.
Mas cuidado, para desenvolver essa estratégia, é necessário um bom conhecimento do seu público. Dessa maneira será possível desenvolver um relacionamento que leve a uma boa tomada de decisão.
Para fazer isso com sucesso, colete informações dos seus clientes e se comunique por mensagens, lembretes ou conteúdos que façam sentido para o dia a dia de quem já compra de você.
Um setor de customer marketing pode fazer a diferença
O customer marketing é capaz de melhorar a experiência dos seus clientes a fim deles continuarem consumindo os seus produtos.
Mantenha a base atualizada com assuntos que são relevantes, porque dessa maneira você pode transformar a base em fãs de carteirinha da marca.
Programa de fidelidade
Essa provavelmente é a estratégia mais usada para fidelizar clientes, mas é que, vamos combinar que não tem nada mais inteligente do que oferecer benefícios para alguém comprar novamente de você.
Agora você já sabe quais são os benefícios e como fazer para fidelizar os clientes que você já te na sua empresa, então é a hora de aplicar todas as estratégias que ensinamos e consolidar o seu relacionamento com seus consumidores.