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Aprenda a utilizar o marketing de conteúdo em seu funil de vendas

  • Bons de Briga
  • 10 de fevereiro de 2023

O marketing de conteúdo é uma das estratégias que você pode usar para atrair e conquistar clientes. Ou seja, é ideal para constituir um bom relacionamento e consequentemente motivar novas conversões. 

Essa estratégia fará com que você atraia a atenção de vários usuários, podendo transformá-los em leads, quer dizer, possíveis consumidores da sua marca. Além de incentivar bons leads a finalizarem a sua compra. 

Você sabe colocá-la em prática? Nós vamos te ajudar! 

Primeiramente, o que é o funil de vendas? 

O funil de vendas serve para que você consiga visualizar a trajetória de uma pessoa. Ela começa como interessada, se torna um comprador, até chegar a se tornar um defensor da sua marca. 

Ele é representado por um funil porque sempre será atraída uma quantidade maior de pessoas do que convertida. 

Por isso que, ao montar uma estratégia de marketing de conteúdo, é necessário ter em mente que seu possível cliente pensa de maneira diferente e você está falando com alguém que está começando a ter contato com a sua marca, mas também com algumas pessoas que já consomem de você. Portanto, é imprescindível moldar a sua produção de conteúdo para cada uma dessas partes do funil. 

Para isso, você também precisa saber quais informações e conteúdos performam melhor com cada tipo de cliente em potencial. 

Como funcionam as etapas do funil

Topo de funil – a conquista

Essa é a parte mais larga, pois, como dissemos anteriormente, a atração é maior do que a conversão. Aqui é onde o seu conteúdo precisa atrair, sendo o primeiro contato de uma pessoa com a sua marca. 

Aqui entra um ponto muito importante, grande parte da descoberta do usuário se dá através de ferramentas de pesquisa e publicações nas suas redes sociais. 

O que você precisa entender para começar a desenvolver esse conteúdo é que: o usuário não está a procura de algo específico que resolva seu problema, isso porque ele mal sabe que tem um problema, 

Esse é o seu papel! Mostrar que o usuário possui um problema e dar nome a ele, então você pode oferecer a solução, que é o seu produto. 

Como fazer isso? 

  • Blogposts
  • Webinars
  • Vídeos

Meio de funil – Desejo

Ao chegar ao meio do funil, o usuário já sabe que tem um problema e procura por uma solução para ele. É nesta etapa que ele se transforma em um lead e está a apenas um passo de finalizar uma compra. 

Este é um cliente que provavelmente não terá problemas em informar seus dados para a empresa em troca de um conteúdo que atenda às suas necessidades. 

Como fazer isso? 

  • Blogposts
  • E-books
  • Podcasts
  • Apresentações de slide
  • Infográficos

Fundo de funil – Avaliação e compra

Aqui seu cliente está prestes a comprar da sua empresa. Ele já pesquisou, se informou e avaliou que o seu produto soluciona da melhor maneira o seu problema. O que você precisa para confirmar isso é desenvolver conteúdos que o convençam que essa ideia está certa. 

Como fazer isso? 

  • Cases de clientes
  • Ferramentas avançadas
  • Depoimentos
  • Reviews de produtos

Você também pode oferecer ofertas especiais, fazer vídeos explicativos e tutoriais avançados sobre o seu produtos, além de ter à disposição do seu cliente um suporte especializado. 

O funil de vendas é essencial para ajudar a entender o seu consumidor e desenvolver estratégias de conteúdo para entregar aquilo que atenda às necessidades do seu cliente.

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