Como escrever a bio do Instagram ideal para o seu negócio
O Instagram é uma das mais poderosas ferramentas para um negócio. Por isso, conseguir concentrar as principais informações sobre sua marca ou empresa nele é importantíssimo. Aliás, essa rede pode ser o primeiro contato do seu lead e futuro cliente, pois esse é o primeiro contato do seu público com o perfil.
A bio do Instagram quando feita de forma correta, ajuda a promover o seu produto ou serviço e faz com que seu cliente te siga e acompanhe o seu perfil. Atualmente o limite é de 150 caracteres, por isso, você precisa ser objetivo e certeiro na sua descrição. Não sabe por onde começar? Vamos tirar todas suas dúvidas neste post!
Por que personalizar a bio?
A personalização é extremamente importante para que o seu público conheça e se identifique com a sua marca ou perfil pessoal. Uma descrição cheia de personalidade consegue chamar a atenção das pessoas e também criar uma conexão com o público.
Com informações bem detalhadas, você dá o primeiro passo para tornar sua bio atraente. As principais informações que você deve dar atenção são:
- Foto ou logo: Com ela o público consegue identificar rapidamente o seu perfil;
- Nome: Seu perfil poderá ser encontrado no campo de busca, então pense em uma otimização;
- Nome do usuário: Utilizar um username simples facilita a identificação do seu perfil;
- Site: É aqui onde fica o famoso link na bio!
- Minibio: São 150 caracteres para você fazer uma breve descrição. Pense em como você falaria sobre seu negócio para alguém que não te conhece, depois tente resumir em perguntas-chave:
- O que você faz?
- Qual o seu propósito?
- O que encontrarão no seu perfil?
- Página: Você pode conectar uma página do Facebook ao seu Instagram. Isso será necessário na hora de anunciar;
- Categoria: O Instagram conta com inúmeras seleções de categorias, selecione a que mais se encaixa com o seu perfil;
- Opções de contato: Oferecer um opção para contato é capaz de otimizar a sua comunicação, seja por email ou telefone;
- Exibição de perfil: Você pode selecionar se a sua categoria será visível ou não;
- Botões de ação: Esta é uma boa funcionalidade para negócios e que pode melhorar suas conversões.
Usar emojis nas redes sociais pode dar um clima mais descontraído e atual para o seu perfil. Uma forma de utilizá-los é como marcador ou lista ou até mesmo demonstrar aspectos da sua personalidade. Pelo número reduzido de caracteres essa é uma boa opção para diminuir e abreviar algum detalhe da sua bio.
Dicas para uma bio de sucesso
A bio é o espaço mais importante dessa rede social, por isso é necessário pensar estrategicamente em como e o que escrever, já que são apenas 150 caracteres disponíveis. Por isso, separamos algumas dicas de como escrever uma boa bio e atrair ainda mais seguidores.
- Tenha uma foto chamativa
Este é um item muito importante no perfil, já que corresponde a primeira impressão que o usuário terá. Cuidar da parte visual é importantíssimo e isso começa pela foto. A ideia é que ela seja chamativa, mas que também represente o seu negócio, destacando você ou a sua marca, seja qual for o seu posicionamento.
- Defina e coloque sua palavra-chave
A palavra-chave resume seu objetivo, com ela as pessoas podem te encontrar, pois elas são essenciais na busca por perfis. Algumas pessoas preferem utilizar a palavra-chave no username, se esse não for o seu caso, você pode usar logo no início de sua bio. Se você tiver um negócio local, a palavra-chave adicionada a sua localização pode ajudar os usuários a te encontrar.
- Deixe claro o que as pessoas devem esperar do seu perfil
É muito importante dizer para as pessoas que elas vão encontrar no seu perfil, isso faz com que a probabilidade de te seguirem seja maior. Você pode escrever em forma de tópicos ou também utilizar hashtags. Mas tenha cuidado para o seu perfil não ficar confuso e poluído.
- Tenha uma chamada para ação
A chamada para ação vem do termo em inglês, call to action, que tem como objetivo pedir ou orientar seu seguidor a realizar uma ação.
Na bio você pode colocar o seu site ou um link e pedir para o seguidor acessar ou até fazer um pedido pelo link. É muito comum colocar nas legendas dos posts o famoso “link na bio”, já que não é possível colocar links nas legendas e o “arrasta para cima” nos stories funciona somente para quem possui mais de 10 mil seguidores.
- Coloque informações de contato
Se você possui um perfil de uma empresa do Instagram, é essencial que ele seja comercial. Assim você consegue acompanhar os insights e adicionar os contatos comerciais do seu negócio.
Depois dessas dicas você está pronto para criar sua bio e alavancar o seu Instagram!