Como lidar com a transição das lojas físicas para as vendas com marketing digital em concessionárias

A pandemia da Covid-19 afetou diretamente o setor automotivo brasileiro, não somente as vendas, mas também o aumento do dólar, quarentena feita pela população e a baixa nas importações também preocupam, devido ao estoque de peças e acessórios e também para manter o pós venda.

Em 2020, as vendas de veículos durante a primeira quinzena de março conseguiram escapar dos impactos da pandemia, com 112,2 mil automóveis emplacados. Mas, com o fechamento do mês, esse movimento não se manteve.

O impacto mais visível foi a redução no fluxo das lojas físicas. Isso aconteceu em todo o Brasil por causa do isolamento da população. Além das medidas preventivas em todos os estados do país, proibindo aglomerações, feirões de vendas e outras estratégias de marketing offline.

Outra modificação que este período trouxe foi o planejamento do comprador. O consumidor tem medo de perder seu emprego e de reduzir seu poder aquisitivo. Por isso, a decisão de comprar veículos pode ser adiada durante algum tempo.

Um estudo realizado pelo Facebook e a McKinsey mostrou que houve uma redução de 7% de carros registrados em Fevereiro de 2020 na Europa Ocidental. Também houve 9% de redução de  vendas de veículos em fevereiro de 2020 na Itália. A pesquisa também mostrou que o coronavírus é o fator mais importante para a redução de vendas de carros nas concessionárias.

Outro fator muito importante é a mudança do comportamento de compra, mas não apenas nas escolhas, mas sim sobre como comprar. O isolamento social obrigou boa parte da população a permanecer em suas casas, o que agregou e aumentou ainda mais os serviços de delivery. Muitas pessoas passaram a consumir produtos apenas pelo meio digital, o que fortalece a visão de que todas as empresas precisam estar nesse meio.

Mas o que a minha concessionária pode fazer para passar tranquilamente por esse período?

O importante é manter o foco no atendimento e na experiência do cliente.

Também é essencial se manter no digital, as redes sociais e showroom digital são importantes canais e que recebem grande demanda, que podem ser tratadas até com o home office dos seus funcionários.

Hoje em dia, pelo menos 96% dos consumidores percorrem a jornada de compra de um carro pela internet. Por isso, é muito importante estar presente nesse meio.

Mas para fazer essa transição é preciso investir em marketing digital para a sua concessionária, isso significa que você pode gerenciar canais e ações como:

  • Showroons digitais e landing pages;
  •  E-mail marketing;
  • Redes sociais;
  • Aplicativos de mensagens instantâneas (WhatsApp, Telegram);
  • Chats;
  • Produção de conteúdo;
  • Anúncios de Tráfego Pago.

Não é preciso incluir tudo de uma vez na sua estratégia, mas sim aquilo que mais faz sentido para a sua loja, considerando os hábitos e preferências do seu público.

Pense qual é o comportamento de um comprador de carros, normalmente, ele interage com um canal, em seguida passa para outro e o resumo dessa interação deixa alguma impressão sobre a concessionária.

Neste setor o consumidor geralmente é mais impaciente, curioso e exigente, então é preciso focar na otimização da experiência de compra. Sem ignorar a tomada de decisão pelo meio digital.

Para você entender um pouco mais sobre o poder que o meio digital exerce no mercado automotivo, preparamos um E-book. Você pode baixá-lo aqui.

Caso precise de uma ajudinha para se destacar com o Marketing Digital, fale com nosso time de especialistas para um diagnóstico da sua presença online!

 

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