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Copywriting e gatilhos mentais poderosos para aplicar nas vendas!

  • Bons de Briga
  • 27 de fevereiro de 2023

Caso você ainda não conheça, o copywriting é uma estratégia utilizada na produção de textos que tem como objetivo convencer o consumidor a realizar alguma ação. Essa técnica pode agregar muito na sua empresa, podendo aumentar o número de conversões. 

O principal objetivo de uma copy é convencer e conquistar a atenção de um visitante e de quebra fazer com que ele siga o que você está dizendo. O profissional que desenvolve a copy educa e prepara a persona sobre algo para que ela tenha a certeza de que o seu produto é a melhor solução para aquilo que ela precisa. Isso é feito através de materiais ricos e de qualidade. 

Gatilhos mentais: o diferencial para a sua estratégia de marketing

Para trazer um “quê” a mais para a sua estratégia você pode investir em conteúdos que são potenciais para gerar ainda mais leads para a sua empresa, trazendo mais clientes e consequentemente, mais vendas. 

Quando a copy é complementada com os famosos gatilhos mentais ela pode se tornar ainda mais eficiente e atrair ainda mais potenciais clientes. Mas claro que é necessário aplicá-las da melhor maneira, assim ela pode te oferecer resultados bastante interessantes e muitas vezes aumentar o número de conversões. 

O que é um gatilho mental?

O gatilho mental é um estímulo que faz com que o cérebro realize e tome alguma decisão. Durante o dia o nosso cérebro toma diversas decisões, o que pode acabar sobrecarregando ele, é aqui que entram os gatilhos mentais. Eles podem servir para aliviar o trabalho do nosso cérebro, para guiar uma tomada de decisão, por isso que essa é uma estratégia tão poderosa. 

Por que eles são tão importantes? 

Eles têm o poder de influenciar, provocar sensações e convencer de que o seu serviço ou produto tem a melhor solução para aquilo que o leitor procura. Sua importância está exatamente nesta questão: persuadir o leitor e levá-lo a tomar uma decisão. 

Os principais gatilhos mentais

  1. Escassez

Normalmente as pessoas dão mais atenção para coisas que estão acabando, ou seja, que são escassas. Quanto mais difícil de ter, mais raro fica e consequentemente mais valioso se torna. 

Esse gatilho causa a sensação de que você deve adquirir algo antes que seja tarde demais e isso acabe. Além disso, causa medo de perder a oportunidade. Para criar um gatilho de escassez você pode: 

  • Criar um curso com vagas limitadas; 
  • Poucas unidades de produto disponível em estoque; 
  • Bônus para as primeiras x pessoas que se cadastrarem;
  • Conteúdo exclusivo. 
  1. Urgência

É um gatilho muito parecido com a escassez, mas tem suas diferenças. Ele é capaz de fazer com que as pessoas ajam da forma mais rápida possível, para não ficar sem o produto depois que acabar.  Para criar um gatilho de urgência você pode utilizar: 

  • Sua última chance;
  • Somente hoje; 
  • Agora.
  1. Antecipação

Esse gatilho mexe especialmente com a expectativa das pessoas. Para fazer com que ele funcione é necessário planejar e preparar o seu cliente para receber um novo produto ou serviço, mostrando seus benefícios, funcionalidades e valor. 

Quando isso é bem executado, as pessoas vão se sentir atraídas por aquilo e vão querer comprar mesmo que não seja imediatamente. Para colocá-lo em prática você pode soltar as informações aos poucos e despertar a curiosidade do público. Para criar um gatilho de antecipação você pode utilizar: 

  • Influencers;
  • Webinários; 
  • Publicações contando a história por trás do produto.
  1. Histórias

Histórias conectam as pessoas, difundem conhecimento e ainda oferecem relatos importantes. Por todos esses motivos, é muito comum utilizá-las como uma estratégia de marketing que tem como objetivo atrair mais atenção para o produto. 

Por meio dessa história é possível se relacionar e estreitar laços com o seu público, uma vez que ela é capaz de mexer com emoções e ainda pode criar uma expectativa diferenciada. 

Mas não basta apenas contar uma história, é necessário envolver as pessoas por meio de uma boa narrativa e permitir que elas criem uma versão de cada fato. 

  1. Prova social

O gatilho de prova social te ajuda principalmente a aumentar a sua autoridade no mercado, principalmente quando você trás pessoas avaliando positivamente o seu produto. Mas claro, nem pensar em negligenciar isso! 

Você pode: 

  • Utilizar a quantidade de pessoas que utilizam o seu produto; 
  • Depoimentos. 
  1. Novidade

  O mundo ama coisas novas! O gatilho da novidade trabalha o prazer de algo que está em alta. Para colocá-lo em prática é importante realizar atualizações , mas fique atento porque esse upgrade deve ser algo que desperte o interesse do seu público. 

  1. Reciprocidade

Esse gatilho é tudo de bom, porque você recompensa alguém por algo. Aqui é legal você oferecer conteúdos gratuitos, assim, você pode estreitar sua relação e fazer com que a pessoa se torne seu cliente. Você pode:

  •  Oferecer brindes ou amostras

A estratégia de utilizar gatilhos é uma ótima oportunidade para impulsionar as suas vendas. Quer utilizar da maneira correta? Conte com quem sabe! 

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