O QUE PODEMOS APRENDER SOBRE MARKETING DIGITAL COM O TIKTOK

O que podemos aprender sobre Marketing Digital com o TikTok

O queridinho do momento já alcança mais de 800 milhões de usuários ativos por mês e trouxe novas formas de criar conteúdo na internet. 

O TikTok é uma rede social chinesa que surgiu em 2016 e traçou um plano de expansão internacional bem sucedido. Certamente você já ouviu falar na plataforma de vídeos e conteúdos virais.

No APP, os usuários podem criar vídeos de até 60 segundos e compartilhar com os seguidores.

O que surpreendeu foi o crescimento rápido da plataforma. Chegou a “assustar” o Facebook e o Instagram. A prova disso foi a função “Reels” que o Instagram anunciou na metade de 2020, e é muito semelhante ao tiktok, com os vídeos curtos, efeitos e sons.

Vamos ver alguns dados que mostram a popularidade do TikTok:

 

 

Mas por que a plataforma ficou tão famosa rapidamente?

Infelizmente não temos uma resposta precisa para essa pergunta, mas podemos traçar alguns caminhos para obtê-la e também aprender algumas lições sobre Marketing Digital com a trajetória do TikTok:

 

Aproveitar as oportunidades

O App é 100% focado em vídeos curtos em que os usuários podem colocar trilhas sonoras, músicas, efeitos e brincar com a edição. Muitas tendências são reproduzidas milhares de vezes como danças, desafios (os challenges) e dublagens. Parece simples, não é mesmo? Mas esse formato conquistou o coração dos usuários.

 

As músicas são uma característica forte da plataforma. As canções que viralizam no TikTok também ficam entre as mais ouvidas nas plataformas de streaming. Hoje em dia, os cantores sabem que viralizar no TikTok significa vender mais.

 

Um grande diferencial do TikTok é o alcance orgânico que ele oferece, algumas estatísticas indicam o alcance de 29%, enquanto o Instagram tem 10% de alcance orgânico. Isso também é reflexo de uma tendência no comportamento dos usuários, que interagem mais com o conteúdo no TikTok do que em outras redes.

 

Confira mais sobre o comportamento do público na rede:

 

Com todas essas vantagens, o TikTok se consolida cada vez mais como uma importante plataforma para marcas e empresas.

 

Autenticidade

A plataforma tem suas peculiaridades e levou algumas pessoas totalmente anônimas ao sucesso e fama. O exemplo clássico é da jovem Charlie D’Amelio. Ela entrou na plataforma com 15 anos, em 2019, e rapidamente atraiu seguidores e conquistou fãs. Hoje, Charlie é a pessoa mais seguida no TikTok com 107,4 milhões de seguidores.

 

O segredo do sucesso? Ninguém sabe, nem mesmo Charlie. Em uma entrevista ela acredita que a autenticidade é a chave para conquistar o público. Ela até mesmo brincou: “não se preocupe, também não entendo o hype*”. Algumas pessoas acreditam que a naturalidade de Charlie cria uma conexão e sentimento de identificação com as pessoas.

Perfil da Charlie no TikTok

 

*Hype é algo que está no auge da fama. 

 

Simplicidade

Outro exemplo de fama repentina é a Bella Poarch. A Jovem postou um vídeo dublando a música do Jvke, confira:

Bella Poarch (@bellapoarch) Official TikTok | Watch Bella Poarch’s Newest TikTok Videos

 

Esse vídeo curto e simples viralizou. Ela aproveitou o sucesso e logo lançou um vídeo dublando a música “M to the B – Millie B”, que viralizou ainda mais:

Bella Poarch (@bellapoarch) Official TikTok | Watch Bella Poarch’s Newest TikTok Videos

 

Isso mesmo, com esses dois vídeos simples ela soube aproveitar o hype e conquistou 54.9 milhões de seguidores e mais de 1 bilhão de curtidas.

Perfil da Bella no TikTok

 

Percebemos que para fazer sucesso na plataforma, não é necessário fazer algo extraordinário e super produzido

 

Não é só entretenimento

O TikTok é uma ótima oportunidade de marketing para marcas e profissionais. Separamos dois exemplos de brasileiros:

 

Ricardo Martins é corretor de imóveis e cresceu na plataforma mostrando propriedades luxuosas. Foi o suficiente para conquistar 839 mil seguidores, 14 milhões de curtidas e é claro, mais reconhecimento e vendas no nicho que atua.

TikTok de Ricardo Martins (@ricardomartinsbrk) | Veja os vídeos mais recentes de Ricardo Martins no TikTok

 

Perfil do corretor de imóveis no TikTok

 

Dennis Sloboda é cabeleireiro e compartilha no TikTok dicas sobre cuidados com os cabelos e curiosidades. Ele já alcançou 820 mil seguidores e 6.4 milhões de curtidas.

TikTok de Denes Sloboda (@dennissloboda_) | Veja os vídeos mais recentes de Denes Sloboda no TikTok

Perfil do Denis no TikTok

 

Percebemos que o TikTok trouxe novas maneiras de divulgar produtos, marcas e serviços. A nossa sugestão é usar o TikTok para compartilhar curiosidades e bastidores. Encontramos vários exemplos de diversos profissionais que bombaram de diversos segmentos.

 

Você vai se render?

Deu para perceber que dedicar-se ao TikTok traz um bom retorno para as marcas que sabem a importância de estarem ativas na internet.

Vimos exemplos de pessoas comuns que conseguiram construir uma forte presença na rede.

Recomendamos que você conheça ainda mais todas as funções da plataforma e teste formatos para o seu nicho e público.

 

Você já usa o TikTok? Conta para nós nos comentários!

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

veja também: