O e-mail marketing é uma das melhores estratégias utilizadas no marketing digital. Isso porque ele serve como um canal de comunicação com o seu público, ideal para estreitar o seu relacionamento, nutrir leads e estimular as vendas. Mas incrivelmente, o e-mail marketing ainda é desacreditado por muitos profissionais.
O e-mail marketing era sinônimo de spam e muitas vezes as pessoas excluíam ou simplesmente ignoravam. Mas as estratégias evoluíram e hoje possibilitam uma utilização mais eficiente, que consegue atingir a pessoa ideal com a mensagem certa.
Mas para isso acontecer, é necessário saber utilizar o e-mail marketing a seu favor. Por isso, nós vamos explicar qual é o papel dele na sua estratégia.
E-mail Marketing: o que é?
Podemos definir o e-mail marketing como o envio de e-mail para uma lista de contatos para constituir uma comunicação a fim de cumprir determinado objetivo de marketing. Ele serve como um canal de comunicação direta entre quem envia e quem recebe, como se fosse uma carta, mas no meio digital, sendo direta, humanizada e pensada para cada tipo de destinatário.
Por que utilizá-lo?
Segundo uma pesquisa do HubSpot State of Marketing, o e-mail marketing é o terceiro canal mais utilizado pelas empresas, sendo muito forte nas estratégias. Conheça algumas das vantagens de utilizá-lo.
- Alcance
O número de usuários do e-mail anualmente deve crescer para 4,5 bilhões até 2024, segundo pesquisa da Statista. Já parou para pensar que toda vez que você se cadastrar em algum site, você utiliza o seu email, pois é, por isso que ele é um canal tão necessário.
Além disso, você consegue ter um alcance previsível, já que se você enviar o e-mail para 150 pessoas, todas vão receber em sua caixa de entrada, a não ser que haja algum problema técnico.
- Flexibilidade
O e-mail marketing não tem limites para a sua criatividade. Você não precisa se preocupar com os caracteres, se quer colocar uma imagem, vídeo, links ou GIFS, você pode montar do jeito que você quiser.
Você tem a possibilidade de apenas enviar um texto escrito ou incluir outros elementos gráficos com o layout da sua marca.
- Retorno financeiro
O e-mail marketing é um dos canais que mais dão retorno financeiro as empresas que nele investem, segundo dados da Litmus, a cada R$ 1 investido, volta para a organização em média R$42.
Aplicando o e-mail marketing na sua estratégia
Quando uma pessoa aceita receber contato por e-mail, ela te dá acesso a um lugar em que nem todo mundo tem e que você pode aproveitar para realizar uma conversa mais pessoal. Essa é uma oportunidade maravilhosa. Entenda qual é efetivamente o papel do e-mail marketing dentro da sua estratégia de marketing.
- Estreitar relações
O e-mail marketing é um canal muito pessoal, pois consegue se comunicar diretamente com o seu consumidor. Por isso, é a oportunidade perfeita de ficar pertinho deles. Já que as pessoas autorizaram receber as suas mensagens, é preciso aproveitar para estar sempre na lembrança deles. Assim, você consegue fortalecer a imagem da sua marca.
- Nutrição de leads
Quando você envia o seu conteúdo periodicamente, quem lê vai entendendo o valor do que você está disposto a vender e conseguem chegar ao amadurecimento para a decisão de compra até que realmente efetive a compra e se torne consumidor da sua marca.
- Venda e pós venda
Enviar ofertas e descontos pode ser uma boa estratégia. Esse tipo de e-mail pode ser responsável por até 27% das vendas de um e-commerce, segundo estudo da Klavyio. Por isso, aproveite!
Além disso, você sabe que precisa manter uma comunicação com seu cliente no pós-venda, não dá para simplesmente esquecer dele. Por isso é importante “encantar” o seu cliente e não afastá-lo.
Uma boa opção é enviar uma pesquisa de satisfação, dar dicas de novos produtos, mas também traga novos conteúdos e boas ofertas que combinem com o perfil desse cliente.
Se você precisa de uma ajuda para implementar uma estratégia como essa, entre em contato com a gente!