Tendências Para o Mercado Automotivo em 2022

Não é novidade que o mundo passa por mudanças em todas as áreas. Mudanças que estão sendo ainda mais aceleradas desde 2020 pela pandemia. A economia é uma das áreas que vem passando por mais transformações. A forma de pensar e consumir das pessoas é outra e todos os setores precisam acompanhar o ritmo. Não é diferente com a indústria automotiva.

No caso do mercado automotivo brasileiro, a pandemia trouxe junto uma grave crise, com uma queda de 21% nas vendas de veículos no segundo semestre de 2020. A alta do dólar também é outro problema: a matéria-prima importada ficou mais cara e o resultado é a falta de semicondutores, que são os chips responsáveis pela parte eletrônica dos carros. Com isso, a produção de unidades nas fábricas baixou para menos de 200 mil carros construídos por mês em 2021.

Apesar da perspectiva de melhora da economia e da indústria com o avanço da vacinação nos próximos meses, o setor só deve voltar ao nível pré-pandemia no segundo semestre de 2022. Essa é a estimativa de montadoras, fornecedores e outros especialistas do mercado.

Veículos Seminovos em alta

Até lá, os consumidores seguirão optando mais pelos seminovos, já que toda essa crise encareceu muito o carro zero. Tanto é que a venda de usados aumentou em 63% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2020. Com a demanda e o preço em alta, essa deve seguir sendo uma boa fonte de receita para as concessionárias no ano que vem.

Concessionária Digital

Outra mudança notada é o aumento das vendas online. Com cada vez menos pessoas dispostas a ir até as lojas físicas escolher um carro, as vendas por leads e as plataformas digitais de vendas de veículos registraram maiores ganhos em relação aos anos anteriores.

Isso vai favorecer tanto concessionárias tradicionais que investirem no marketing digital quanto novos negócios nativos da internet, a exemplo de sites como Webmotors e iCarros, que trabalham com vendas exclusivamente no meio digital.

O início de 2022 não vai ser fácil. Mas com o passar do ano, a produção de veículos deve voltar ao normal, a economia deve melhorar e muita gente que está adiando o sonho do carro novo vai vir sedenta para comprar o seu. E aí quem se preparar desde já, criando uma boa presença digital para atrair clientes, vai sair em vantagem.

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